Bolo de baunilha e chocolate (Vegan)

No fim de semana passado experimentei uma receita de bolo…

Foi uma receita assim meio a olho, como que inventei, mas que de invento não tem nada! De certo que haverá algures nesse mundo virtual uma receita deste bolo escrito de uma forma mais bonitinha e mais correcta. Eu não procurei e fui fazendo conforme me foi parecendo bem. Pelo que apelo à compreensão das verdadeiras cozinheiras!

Mas eu cá sou assim… É a despachar faxavori!! =P

Image

Tinha aqui pacotes de leite da Alpro com aroma a baunilha quase a passar o prazo então fiz dois bolinhos, um com farinha branca para oferecer às miúdas e outro para casa (ou melhor… para mim, porque foi quase todo comido aqui pela Aislin! ahahah)

Depois durante a semana comprei outro pacote da Alpro com aroma a baunilha e já em casa lembrei-me.. epá… mas será baunilha mesmo??????

Fui ver os ingredientes e qual o meu espanto quando diz apenas “aromas”…

Bolas!

Por isso não partilhei a receita mais cedo, porque primeiro queria experimentar sem o “aroma”.

De modos que fiz na sexta à noite e sábado, quando o encertei… maravilha das maravilhas… ficou delicioso!!

Image

Bolo de baunilha e chocolate:

-Uma caneca (mais ou menos 250ml) de bebida vegetal (este fiz com espelta)

-Pouco mais de meia caneca de açúcar mascavo (ou menos… que para mim está super doce…)

-Um terço de óleo de grainha de uva (ou menos)

– Uma e meia caneca de farinha integral

– Meia caneca de amido de milho

– Oito quadradinhos de chocolate de culinária

– Meia vagem de baunilha

– Uma colher de chá de bicarbonato de sódio

– Duas colheres de chá de vinagre.

Primeiro pus o interior da vagem de baunilha no leite vegetal, na esperança de que o leite ganhasse um pouco do sabor. (se fez diferença não sei… mas fiz e deixo aqui registado)

Numa tijela coloquei primeiro os ingredientes secos, noutra os liquidos que juntei à primeira. Mexi muito bem.

Cortei o chocolate aos pedacinhos e juntei à massa.

Numa forma de silicone pus a 180º durante cerca de 30 min no forno.

Nestas fotos o bolo parece meio seco, primeiro acho que este cozeu demais (porque estava a fazer um bolo de aniversário ao mesmo tempo que é muito húmido. Como tinha de sair para ir trabalhar, desliguei o forno, abri um pouco a portinhola e deixei-os lá ficar), segundo o óleo acabou-se e pus menos de 1/3. Não sei se estará relacionado ou não.

Image

Posso dizer que o bolo está uma maravilha!!!

Espero que gostem*

Boa segunda feira!

About Aislin

32. Music teacher. Acrobatic lover. Vegan. Love to cook. Love animals. Trying to live a full, meaningfull and happy life!
This entry was posted in Receitas. Bookmark the permalink.

3 Responses to Bolo de baunilha e chocolate (Vegan)

  1. Cláudia says:

    Ai mas que bom aspecto =)
    nham =)

    Beijocas

  2. Patrícia says:

    ok sabes que eu não sou grande apreciadora de chocolate mas tá com óptimo aspecto! 😀
    beijoo***

    • Aislin says:

      Dá-lhe uma oportunidade, até porque o gosto do chocolate não é relevante 🙂
      Metes menos quadradinhos por exemplo (e menos açúcar, já alterei ali a receita, porque hoje comi uma fatia e está super doce!! eheheh).
      E faz as tuas alterações 🙂 e diz-me claro! =D

      Beijinhos***

Leave a Reply

