Folhado de Alheira Vegetariana

Há uns meses atrás houve uma noite em que o meu “cunhado” me fez o jantar.
Enquanto eu e a minha Mana (minha melhor amiga e irmã de alma) dávamos banho e vestíamos a minha afilhada, ele orientou-se na cozinha.
Acreditem: quando lá vou e ele faz o jantar (porque outras vezes faço eu), como sempre muito muito bem!

DSC_0095

Então tivemos para o jantar batatas no forno com alheira vegetariana.
Olhem.. fiquei tão impressionada com a alheira que semanas mais tarde comprei para fazer qualquer coisa com ela. Já não me lembro como a cozinhei pela primeira vez mas a segunda vez que a comprei, experimentei uma receita que me andava na cabeça à algum tempo e que levei para um jantar convívio com a Green Food, Vegan aos 30, Not Guilty Pleasure e a Há Revelia do Editor.

DSC_0077

Pesquisei algumas receitas na net e acabei por fazer assim meio ao improviso… (No entanto se encontrar a receita base actualizo aqui porque de momento não estou a encontrar).
Espero que gostem!

Folhado de Alheira Vegetariana e Maçã:

Ingredientes:

– 1 alheira Vegetariana (utilizei da Eurofumeiro)
– 1 pêra madura cortada aos bocadinhos
– 1 maçã golden (ou duas dependendo do tamanho) cortada aos bocadinhos
– 1 colher de sopa de azeite
– 2 dentes de alho picados
– 1 pacote de massa folhada fresca (a do Lidl não contém ingredientes de origem animal)

DSC_0078

Como fazer:

Numa frigideira colocar o azeite e o alho picado e deixar alourar um pouco o alho.

Retirar a tripa sintética à alheira e colocá-la na frigideira juntamente com a fruta. A pêra ao estar madura vai acabar por se desfazer e assim misturar-se melhor com a alheira, dando-lhe um sabor adocicado.

DSC_0082
Quando a pêra estiver desfeita e a alheira cozinhada, retirar do lume e deixar arrefecer.
Depois é só colocar o preparado na massa folhada e dobrar a massa.

Colocar no forno a 180º/200º até a massa folhada ficar douradinha.

DSC_0092

Tão simples e tão saboroso! Elas que depois digam se gostaram ou não.. cá em casa voltei a fazer para o Natal e para o Ano Novo. A família aprovou e a minha irmã ficou fã!

Este foi o meu primeiro almoço de 2015!

DSC_0099Blessed Be!

Editado: estava a tentar encontrar as páginas de onde tirei ideias para a minha versão, continuo a não encontrar mas deparei-me com esta:
http://www.tapasnalingua.com/2012/04/abre-boca-e-fecha-os-olhos-39.html#.VKhW9cnfXh4.

Fica o registo! 😉

About Aislin

32. Music teacher. Acrobatic lover. Vegan. Love to cook. Love animals. Trying to live a full, meaningfull and happy life!
This entry was posted in Receitas, Vegetarianismo. Bookmark the permalink.

9 Responses to Folhado de Alheira Vegetariana

  1. Green Food says:

    Eu gostei muuuuuiito, tenho de fazer 😉
    Beijinhos

  2. ÁdesCávir says:

    Ohh não gosto da alheira vegetariana =( Tem pimentos e azeitonas e não gosto =/ Mas que tem bom aspecto, lá isso tem 😀

  3. Pinta says:

    Não sou vegetariana mas gosto muito de legumes e frutos ” e como muita carne…” e esta tua receitinha não me importava nada de a comer. O pior é a Joana que começa logo com o : mâe eu não gosto…
    Boa semana

    • Aislin says:

      Olá Pinta! Se a Joana gosta da alheira comum também vai gostar desta… só se não gostar da combinação doce/salgado com a fruta! 🙂

      Boa semana e beijinhos**

  4. Cláudia says:

    Mas que excelente aspecto! =D
    Já comi essa alheira e é bem boa =)

    Beijocas

  5. Pingback: Vegan ladies night out @The Food Temple | Vazio de Conteúdo

Leave a Reply

